O Desafio Jovem criou um Currículo de Prevenção Primária da toxicodependência adequado e ajustado às diferentes faixas etárias, com metodologias de ensino, estratégias e técnicas diferenciadas visando, em linhas gerais, prevenir os comportamentos de risco e promover estilos de vida saudáveis.

Os programas de prevenção denominam-se “Aprender a Crescer” destinado a alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e “Escolhe Viver” que tem como população–alvo os alunos do 2º/3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. Aborda as temáticas da auto-estima, da assertividade, os relacionamentos e os sentimentos/ valores.

Pela necessidade sentida aquando das intervenções em contexto escolar, foram desenvolvidos outros currículos de prevenção que dão continuidade aos criados anteriormente. Estes seguem a mesma lógica temática e metodológica e, chamam-se “Clube do Zé Pedro”, para 1º ciclo e “Dj.Viver.Com” para o 2º e 3º ciclos.

Estes programas poderão ser realizados em espaços escolares, associativos ou recreativos. Têm a versatilidade de poderem ser aplicados em espaços interiores e/ou exteriores.