No primeiro trimestre de 2009, durante uma semana, uma equipa de 4 elementos deslocou-se à Ilha da Madeira, com a Autocaravana do Desafio Jovem e juntamente com o nosso colega César Horta estabeleceram os primeiros contactos de rua, apresentando o Desafio Jovem e as suas respostas terapêuticas. Desde então, o casal, César e Dina Horta, têm desenvolvido e coordenado a atividade do Desafio Jovem  na ilha. Inicialmente, concentraram-se esforços na divulgação, na construção de relacionamentos com toxicodependentes e familiares bem como no estabelecimento de contactos quer com organizações privadas quer com autoridades públicas, com especial relevo para a, então deputada, Dra. Rafaela Fernandes.

Consequentemente, abriu-se o primeiro Café-Convívio em Câmara de Lobos no bairro mais problemático da ilha, mas cedo se percebeu a necessidade de mudar o Café-Convívio para o Funchal, por força das solicitações e necessidades manifestas em diversos pontos ilha, o que veio a acontecer em Setembro de 2011. Ao longo destes anos, realizaram-se sessões de prevenção primária em várias escolas secundárias, em  agrupamentos de escuteiros e nas escolas básicas, nestas, com sessões também  para os pais. No triénio 2011-2014, foi feita uma intervenção no Centro de Mãe, instituição que trabalha com mães adolescentes.  

   

Semanalmente são acompanhadas uma média de 5 a 6 pessoas.  Desde o início da atividade, foram encaminhados 24 rapazes e uma rapariga para o programa terapêutico do Desafio Jovem dos quais, 12 mantêm uma vida sem dependências. A nossa presença regular na ilha tem permitido estreitar e consolidar relações com diversos organismos públicos e privados, particularmente, com o Instituto de Reinserção Social, o qual tem referenciado diversos casos para serem ajudados pelo Desafio Jovem. Recentemente, celebrou-se, com a C. M. do Funchal, um protocolo de cooperação e ajuda financeira, tendo em vista o apoio ao trabalho desenvolvido na ilha bem como aos utentes que ingressam numa das respostas terapêuticas do Desafio Jovem.

Obrigado César e Dina pela vossa dedicação e esforço e pela forma como têm representado a nossa Instituição.